Menu

Dicas

Natação para Bebês

A natação para bebês é uma modalidade que vem sendo cada vez mais procurada por pais que querem estimular e acelerar o desenvolvimento cerebral e motor de seus filhos. Essa é uma das modalidades presentes nas unidades da Golfinho Azul e hoje queremos que você conheça alguns benefícios e curiosidades sobre a natação para bebês.


Os bebês passam 9 meses dentro do útero da mãe, onde se acostumam ao meio líquido. Quando nascem, instintivamente já sabem fechar a boca, prender a respiração e movimentar braços e pernas.


Pode-se dizer que os bebês nascem sabendo nadar?


Na verdade não, pois seus movimentos são espontâneos e reflexos, não controlados. Porém, diante da desenvoltura que os bebês apresentam na água, muitos especialistas incentivam a natação para bebês pois a atividade traz uma série de benefícios para os pequenos.


Mas atenção: quando mais cedo o bebê entrar na piscina, mais facilidade ele terá em nadar. O reflexo natatório é mais forte no primeiro ano de vida. Depois, esse reflexo vai sendo esquecido e fica mais difícil “reaprender” os movimentos e conceitos da natação.


Quando o seu bebê completar 6 meses e já tiver tomado as principais vacinas, é uma boa hora para começar a nadar. Antes, porém, converse com o seu pediatra para certificar-se de que a atividade é segura para o seu bebê já que as orientações podem variar de acordo com condições específicas de saúde.


10 BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO PARA BEBÊS


São muitos os benefícios da natação para bebês. Abaixo, destacamos alguns deles para você conhecer:
 

  1. Desenvolve a coordenação motora;
  2. Ajuda a melhorar a respiração;
  3. Aumenta a proximidade e relação de segurança com os pais que entram na piscina junto com o bebê;
  4. Melhora o sono;
  5. Melhora o apetite;
  6. Ajuda a ativar a circulação do sangue;
  7. Melhora a noção de tempo e espaço;
  8. Contribui para o aumento da resistência muscular;
  9. Desenvolve um contato mais seguro com meios aquáticos (resultado: um adulto sem medo de nadar);
  10. Fortalece a musculatura cardíaca.
 

4 COISAS QUE VOCÊ SEMPE QUIS SABER SOBRE A NATAÇÃO PARA BEBÊS 

 

Normalmente, os pais interessados em colocar seus bebês na natação tem algumas dúvidas que os impedem de dar o primeiro passo. Pensando nisso, consultamos os melhores professores de natação da Golfinho Azul e, abaixo, listamos 4 coisas que você sempre quis saber sobre a natação para bebês.


Depois de conferir essas dicas úteis, você poderá matricular seu bebê nas aulas de natação com muito mais segurança.


Aproveite para ler também:

1. Aulas de natação para bebês são mais curtas do que aulas de natação para adultos.


As primeiras aulas de natação de um bebê duram cerca de 15 minutos. Esse tempo pode ser aumentado gradualmente, chegando a 30 minutos por aula.


O tempo é reduzido porque os bebês possuem pouca capacidade de atenção e, além disso, não desenvolveram completamente seu sistema de regulagem de temperatura.


Geralmente, bebês de até 18 meses podem fazer aulas de até 30 minutos. Depois, entre 18 meses e 6 anos, as aulas podem ter a duração aumentada para 1 hora. Após essa faixa etária, ou seja, depois dos 6 anos de idade, as crianças já podem ter aulas mais longas como os adultos.


2. Aulas de natação para bebês não prejudicam os ouvidos dos pequenos.


Ao contrário do que muitos acreditam, as aulas de natação para bebês não prejudicam seus ouvidos. Os problemas de ouvido surgem, na maioria dos casos, quando a água da piscina não é tratada adequadamente.


Além disso, como acontece com os adultos, é recomendado enxugar muito bem o ouvido do bebê ao sair da piscina já que a umidade pode favorecer a proliferação de bactérias. Uma boa alternativa é colocar um protetor no ouvido do bebê, evitando o contato direto com a água da piscina.


3. O contato precoce com a água ajuda a evitar o famoso “medo de nadar” quando se é adulto.


Adultos que tem medo de nadar – ou medo de água, em outras palavras – geralmente passaram por algum trauma ou cresceram ouvindo seus pais falando que nadar era perigoso. Porém, quando se tem contato precoce com a água, as chances desse medo surgir quando se é adulto são muito menores.


Isso acontece em qualquer aspecto da nossa vida e não somente com a natação. Quanto mais cedo iniciamos uma atividade ou encaramos uma situação diferente, mais habilidades e confiança adquirimos.


4. Escolher o lugar certo para seu bebê nadar é essencial.


Quando o assunto é natação para bebês, é essencial procurar um bom local com profissionais capacitados, piscinas bem tratadas e boas condições para seus pequenos se desenvolverem dentro d’água. Nesse sentido, a academia Golfinho Azul é o melhor lugar que você pode encontrar.


Tomamos todo o cuidado para que seu bebê fique em um ambiente seguro e bem preparado, com piscinas na temperatura certa e devidamente tratadas com a concentração ideal de cloro a fim de proteger os bebês contra fungos e bactérias sem causar irritação na pele ou vermelhidão nos olhos.


Estimulante e bastante divertida, a natação é uma excelente atividade para os bebês.

Av. São Sebastião, 835 - Cidade Alta, Cuiabá - MT, 78043-000
(65) 3623-4008
e-box - Sitevip InternetSitevip Internet